terça-feira, 9 de novembro de 2010

Nossa que desafio! quero vencer o que faço?

"Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente. 4 Então a palavra do Senhor veio a Isaías: 5 "Vá dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida.

Qual tem sido o seu grande desafio? ...o que tem sido um problemão para você?

Ezequias era servo de Deus e rei de Judá. Ele enfrentou desafios... como dizem alguns, teve os seus abacaxis, ou pepinos, se você preferir.

E o maior de todos, tenho certeza que foi esse aqui: Um dia Ezequias recebeu a notícia de que estava com uma enfermidade mortal.

Deus mesmo mandou que o profeta Isaías fosse dizer ao rei Ezequias, o que lemos no v.1: "Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará".

Escute isto, especialmente você que vem encarando o maior problema já surgido em sua vida até hoje: o seu desafio é desse tamanho? ...é tão sério o seu problema que dele você não se recuperará?

Quem disse que você não se recuperará?
Porque você pode ter dito isto a si mesmo - ao ver a situação tão difícil, você pode ter se comovido, e os olhos se enchido de lágrimas e o coração de dor... então, em sua comoção, você disse: "Não vou me recuperar". Mas você pode estar equivocado, não pode? ...quando os olhos se enchem de lágrimas a visão se embaça!

Mas mesmo que você tenha dito estas palavras: "não vou me recuperar", acredite, pela experiência de Ezequias, Deus revela que você pode se recuperar SIM!

Agora, pode ser que alguém lhe tenha dito: "Você não se recuperará...". Há tanta gente agourenta, gente que só prediz o mal... gente que é incapaz de crer num milagre... não entendo porque você conversa com esse tipo de pessoa...
Amigos milagres acontecem... acontecem porque a palavra "impossível" não está no vocabulário de Deus.


Portanto, ainda que alguém lhe tenha dito: "você não irá se recuperar", a Bíblia mostra, pela experiência do rei Ezequias, que você pode se recuperar SIM!

Mas, quem sabe, foi o próprio Deus quem lhe disse "você não se recuperará", porque foi assim com Ezequias...
O profeta Isaías foi até ele e declarou: "Assim diz o Senhor... você não se recuperará".

Mas, ainda assim, mesmo que o próprio Deus lhe tenha dito "você não se recuperará", amigos, confiem: o Deus que pronunciou estas palavras é Deus misericordioso, é Deus compassivo... Seu coração é sensível... A Bíblia diz que o SENHOR se compadece daqueles que o temem. (Sl 103.13).  Você pode se recuperar sim... se recuperar sim! Sim! ...um forte aplauso ao Senhor!

Por isso que, o rei Ezequias, ele conseguiu mudar a sua própria história, convencendo Deus a fazer outra coisa.
Você tem mesmo um grande desafio? ...tem diante de si um problema, que é o maior, até hoje, já surgido em sua vida?

Então, convido você a aprender com Ezequias a vencer desafios.

...em primeiro lugar, como Ezequias, você precisa fazer isto:
1. CRER QUE A ORAÇÃO PODE MUDAR AS COISASEzequias acreditava no poder da oração! ...lemos no v.2: "Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor".
Ele havia acabado de receber a notícia, uma notícia desagradável, bastante séria... mas ele teve esta atitude: orar ao Senhor.

Se quando recebe notícia ruim, você perde a cabeça, aprenda isto que lemos aqui no v.2: Ezequias virou o rosto para a parede e orou...

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que ele não esperava nada dos homens, mas que esperava do Senhor, porque confiava no poder da oração... porque acreditava que a oração pode mudar as coisas.
Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.
Às vezes é isto que nos falta fazer para conquistar milagres... Temos um desafio sério na vida, temos um problema a ser resolvido, temos uma situação desesperadora em casa, mas não fazemos oração!


Amigos, é a oração que proporciona mudanças... ela é um instrumento poderoso; não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra!

Por isso que sempre onde há oração, sempre haverá manifestação do poder de Deus!

Ezequias recebeu a notícia (v.1) de estar com uma doença mortal... e a notícia veio da parte de Deus...
Contudo, mesmo tendo recebido uma palavra de Deus, ele creu que poderia mudar as coisas com uma oração! Ezequias ousou acreditar que, com sua oração, poderia convencer o Senhor a mudar de idéia a seu respeito.

Oh! nós precisamos crer que a oração não tem limites! A Bíblia diz que a oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder, muito poder, muito poder!

Ao voltar para sua casa hoje, antes de pôr a cabeça no travesseiro e dormir, resolva obedecer a Deus e fazer oração - obedeça a Deus e ore - a oração feita por um justo (por uma pessoa obediente a Deus) pode muito em seus efeitos! (Tg 5.16)... ela pode até fazer Deus mudar de idéia.

...agora, para vencer desafios, em segundo lugar, aprenda o seguinte com Ezequias, que:

Quando Ezequias orou, ele pode dizer: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra? ...e a esse argumento, Deus não podia ignorar - era verdadeiro!
O favor de Deus é para aqueles que andam na verdade e O amam de todo o coração.

Por isso, amigos, se você quer alcançar o favor de Deus, se você quer vencer os maiores desafios existentes em sua vida, você precisa andar em sinceridade, como fez Ezequias: ele tinha uma vida sincera diante de Deus.

Você pode conseguir isto num pequeno esforço: retirando as máscaras que porventura tenha vestido... se você não tem sido fiel a Deus, não ore imitando fidelidade, porque sua oração perderá o poder...

Por isso, ainda esta noite, faça como fez Ezequias: resolva servir a Deus com um coração obediente, fiel. Então, você fará a sua oração, apresentará sua causa diante de Deus e Ele te ouvirá, porque está escrito: o favor de Deus é para aqueles que O temem!

...em terceiro lugar, para vencer seus desafios, aprenda mais isto com Ezequias; que:
3. UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA AO SENHOR É OUTRO GRANDE ARGUMENTOPorque nesse v.3 lemos isto: "tenho feito o que tu aprovas", ou como lemos numa versão mais contemporânea da Bíblia: "sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse".
Já imaginou? ...o segundo motivo que Ezequias apresenta, para convencer a Deus, é esse: "fiz o que o Senhor aprova... fiz o que era reto aos teus olhos... fiz o máximo para obedecer ao Senhor".

Isso quer dizer que este homem, Ezequias, ele obedecia... ele andava na orientação de Deus.

Muitas vezes vivemos segundo o que é bom aos nossos olhos.
Mas, amigos , o compromisso de Deus é com aqueles que fazem o que é reto "aos seus olhos"... é com estes que Deus tem aliança: com os que fazem o que é reto diante dEle!

Se você faz o que o Deus aprova, você será ajudado... você vencerá os desafios... você experimentará o que Ezequias experimentou... ele disse, Senhor "sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse". E tomou a Deus por testemunha, dizendo: "O Senhor viu?... o Senhor lembra?"

Essa história do rei Ezequias mostra que Deus fará o que o homem quiser, quando esse homem fizer o que Deus quer.

..finalmente, como Ezequias, você também precisa fazer isto:
4. BUSCAR A DEUS COM INTENSIDADE E SE EXPÔR DIANTE DELEO v.3 termina dizendo que Ezequias "chorou muito". Embora fosse um rei, Ezequias não segurou suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se.
É por isto, que aqui no v.5, Deus mandou o profeta Isaías dizer pra Ezequias: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas".

Você quer mudar de vida?


1. Creia que a oração pode mudar as coisas;
2. Seja sincero, porque a vida sincera diante de Deus é um grande argumento;
3. Seja obediente, porque a vida de obediência a Deus é outro grande argumento;
4. E, finalmente, busque a Deus com intensidade, se exponha diante dEle.


Pronto obedeceu?  Agora vamos enfrente dando um passo de cada vez okay?
na certeza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...