O HOMEM DE DEUS É UM BOM SOLDADO
No processo de tornar-se um “varão valoroso de Deus” o cristão precisa, como Gideão, alcançar um 7º passo: dispor-se à luta e ao trabalho árduo. Isto será possível a partir do momento em que ele aprender a confiar em Deus. No capítulo 7 de Juízes lemos que o Senhor determinou que Gideão dispensasse 99% do seu exército! (de 32.000 ficaram apenas 300!). Deus queria que Israel reconhecesse que seria Ele a entregar a vitória a seu povo. O apóstolo Paulo escreveu, em II Co 4:7, que na obra de Deus nós somos simples “vasos de barro” e que a “excelência do poder” é de Deus e não nossa. Como homens e mulheres valorosos temos que aprender que as vitórias e conquistas vêm de Deus.
Na galeria dos varões valorosos de Deus não há lugar para covardes, tímidos, omissos, nem acomodados! De pronto o Senhor mandou Gideão dispensar os medrosos da luta (v. 3). Em Deuteronômio 20, temos instruções do Senhor para seu povo em guerra. Eis as palavras que o sacerdote deveria dizer ao povo: Não se amoleça o vosso coração; não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles; pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco (vs. 3 e 4). Deus ainda instruiu os oficiais a falarem ao povo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne para casa, a fim de que o coração de seus irmãos na se derreta com o seu coração (V. 8). Observe os exemplos de confiança no poder do Senhor e coragem para lutar em Davi (I Sm 17:24 e 42-44) e Jônatas (I Sm 14:6 e 14).
São diversas palavras que envolvem uma só direção o homen esta afrente da batalha!
Em Levítico 26, nós aprendemos que o medo é consequência de desobediência ao Senhor! No verso 12, Deus promete: Andarei no meio de vós, e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. Entretanto, o Senhor avisa das consequências de o seu povo não obedecer a seus mandamentos: Eu lhes meterei pavor no coração nas terras dos seus inimigos; e o ruído de uma folha agitada os porá em fuga; fugirão como quem foge da espada, e cairão sem que ninguém os persiga... (vs. 36 e 37).
O homen de Deus é um soldado corajoso porque o Espírito que está nele não é o espírito de covardia. Em II Tm 1:6-8, o apóstolo Paulo afirma que Deus nos deu o Espírito: de poder, de amor e de moderação. Isto é suficiente para nos capacitar a testemunhar de nosso Senhor corajosamente e a enfrentar toda e qualquer adversidade.
O verdadeiro homem de Deus esta preparado pra tudo, não importa o lugar, as adversidades, as sircunstancias , se tem ou não alguém do seu lado, ele faz a diferença e serve a Deus!
Na certeza...