sábado, 30 de abril de 2011

O Perfil da mulher de Deus

Sara, mulher de Abraão


No capítulo 12 do livro de Gênesis, versículos de 1 a 3, vemos que o Senhor chamou a Abrão, que depois passou a se chamar Abraão, e lhe fez promessas:
"Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa do teu pai e vai para a terra que te mostrarei: de ti farei uma grande nação, a te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra." 
No capítulo 16, versículos de 1 a 15, vemos precipitação de Sarai, sua esposa, que depois passou a se chamar Sara:
"Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe davas filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar a luz filhos, toma , pois minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.
Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido(...) Ele a possuiu, e ela concebeu.Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada (...) Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença. Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto a fonte no caminho de Sur, disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora.
Então, lhe disse o Anjo do Senhor: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada.
Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: Conbestes  e darás à luz um filho, a quem chamaras Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição. Ele será entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos (...) Agar deu a luz um filho a Abrão; e Abrão, a seu filho que dera Agar, chamou-lhe Ismael."
Os árabes, descendentes de Abraão através de Ismael, filho de Agar, julgam ser o islamismo o cumprimentoda promessa de Deus: "Quando a Ismael, eu te ouvi: abençoà-lo-ei, fà-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordináriamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação." (Gênesis 17.20).
Por duvidar do cumprimento da promessa de Deus, de que daria um filho a Abraão, Sara fez com que sua serva lhe desse um filho, e acabou provocando uma situação cujas graves consequências se estenderam até os nossos dias.
Hoje temos problemas em todo o mundo, de solução quase impossível, provocados por árabes e israelenses, gerando insegurança em todo o planeta, justamente por causa daquela sugestão de Sara a Abraão...
Todos os dias, na mídia impressa e eletrônica, aparecem referências ao Oriente Médio, região pródiga em conflitos, Considera um barril de pólvora prestes a explodir.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...