quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Temperamentos Transformados - PARTE 1

Pedro, o sanguíneo

    Pedro é provavelmente , o personagem mais querido do novo Testamento. A razão é muito simples. Como é totalmente extrovertido, seus defeitos são visíveis a todos. Ele tropeça de modo impetuoso pelas páginas dos Evangelhos, deixando á mostra a carne crua do sanguineo. Em um momento é amável e alegre; no outro, assusta com suas atitudes. Sem dúvida, é o homem mais sanguíneo da Bíblia. Examinaremos as qualidades desse temperamento.




     O sanguíneo é caloroso, amável e simpático. Atrai as pessoas como se fosse um imã. Tem bom papo, é  otimista e despreocupado, "é a vida da festa"! É generoso , compassivo, adapta - se  ao ambiente e ajusta-se aos sentimentos alheios. Porém, como os outros temperamentos, tem seus defeitos.
Em geral tem pouca força de vontade; emocionalmente é instável, explosivo e egoísta. Na mocidade, é considerado "aquele que vai ser mais bem - sucedido", raramente, entretanto, alcança o que dele se espera. Tem grande dificuldade em seguir detalhadamente as instruções e quase nunca fica quieto. No fundo dessa capa de ousadia, ele é muitas vezes inseguro e temeroso. Os sanguíneos são bons vendedores, oradores, atores e, não raro, se tornam- se líderes.
O apostolo Pedro é, com exceção do senhor Jesus Cristo, o homem que mais sobressai nos Evangelhos e ocupa situação relevante nos primeiros dez capítulos de Atos. Ele falava mais do que os outros discípulos e conversava com maior frequência com o Senhor Jesus. Nenhum discípulo, a não ser Judas, o Iscariotes, teve reprovação mais severa, e nenhum outro discípulo ousou, como ele , repreender o Senhor. Por outro lado , nenhum discípulo testemunhou, como Pedro , tanto respeito e amor por Cristo e nenhum outro recebeu louvor tão pessoal do Salvador.    
    Pedro era transparente e nunca deixava seus amigos em duvida quando ao que pensava- ele lhes falava tudo! Essa tendência tão extrovertida torna seu temperamento o mais fácil de escolher para estudo  da Bíblia. O relato bíblico sobre Pedro é bem completo. É fácil diagnosticar suas qualidades e seus defeitos e, em Atos, temos detalhes que demonstram como o Espírito Santo o fortaleceu em suas fraquezas. Em lugar de experimenta frustração comum á maioria dos sanguíneos.    
       Pedro foi de tal forma encorajado quando experimentou a plenitude do Espírito que se destaca como um sanguíneo mais bem - sucedidos de que temos conhecimento. Ele não só foi o homem de maior influência na igreja dos primeiros tempos como continua um desafio para os cristãos; um exemplo do que o Espírito Santo pode fazer com uma vida entregue a ele. 

Pense nisso! Não há temperamento forte no mundo que resista ao poder do Espírito Santo.
Quando ele chega muda de forma completa!

                                                                                                 Bianca S. de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...